quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Por você, eu iria mil vezes

Alguém aqui já leu O caçador de pipas? Eu ainda não tive tal oportunidade, mas ao menos olhei o filme. Excelente, por sinal. Para quem não sabe, trata-se de uma história sobre amizade, mas amizade mesmo, levando a expressão ao seu significado bruto. Daquelas que não conhecem barreiras.

Amizade que, apesar de todas as diversas e perversas dificuldades da vida, continua sempre a mesma, se não mais forte. Onde um está disposto a tomar o tapa na cara pelo seu companheiro. Literalmente. Por quê? Porque você é meu amigo! E precisa de motivo mais sincero?

Achei grandiosa a idéia de uma obra focada na amizade. O que geralmente se vê por aí são pencas de histórias de amor (e que nós adoramos, reconheço). Cai quase como uma bênção essa tal obra, um ar puríssimo para ser respirado. E desde quando amizade também não significa amor?

Amizade essa que é um gesto de devoção verdadeiramente belo. Mas além de belo é, infelizmente, um tanto utópico. Na sociedade competitiva e selvagem de hoje em dia, será que tal nobre valor ainda sobrevive? A nossa sociedade foi ensinada a ser individualista. Seguimos este ensinamento pela pressão social, mesmo sem nos darmos conta.

Enquanto um tem grande sucesso em sua carreira, muitos outros sofrem com más condições de vida. Você tem que vencer na vida. Você. Os outros que se danem, passe por cima deles, é o que dita o mundo. Será que tem que ser mesmo assim?

Acredito que não. Aliás, se você parar pra pensar, seguindo o que a sociedade dita dificilmente você será feliz. Você passa anos fazendo tudo certo, casado, certinho e bonitinho. E? E daí o quê? Você não ganha nenhum nobel. Não sai na capa da Caras. Nada muda. Não digo que você tenha que ser algum tipo de delinqüente, apenas peço que não confunda o que você quer fazer com o que a sociedade diz que você deve fazer.

Com isso dito, acredito que a amizade ainda existe sim. Vai ver não é aquela coisa de que um esteja disposto a se sacrificar pelo outro, mas pelo menos estão aí para conversar e dar algumas risadas. Bons amigos. Ou vai ver então é aquela coisa, sim.

Difícil é imaginar uma vida sem amigos. Solidão. Ninguém para conversar, ninguém para te ouvir chorar, apenas gente que pode se aproveitar de você, que não se importam. Muito difícil viver assim, ao menos para mim.

Mostre aos seus amigos que você está disposto a dar ajuda quando precisarem. Dê um pouco do seu tempo a eles. E não deixe que eles se esvaziem e fiquem invisíveis; o preço de perder um amigo só aumenta com o passar do tempo. Talvez daí você veja que, apesar de todos os problemas, reviravoltas e confusões da vida, algo sempre continua ali, disposto a ajudar, dar apoio e rir - é o amigo.

Um dos bons.


(Originalmente publicado em 12/02/2008)

0 comentário(s):