segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Banho em casa

Hora do banho. Nada mais agradável e relaxante - é hora de deixar a água fazer o seu serviço passando pelo seu corpo, quase que um processo de purificação. Nos sentimos mais leves depois de passar por uma ducha, seja água quente, fria ou morna, seja com música ou com você cantarolando desafinadamente mesmo.

Isto é, se você for tomar um banho em casa. Pois se por um acaso tiver a audácia de tentar banhar-se em outros ambientes, o cenário muda completamente. Aqui fica o aviso: você estará sujeito a toda uma sorte de chuveiros espalhados pelo mundo. Sim, você sabe exatamente do que estou falando, existem chuveiros à solta por aí que nem parecem que foram projetados para o banho. Estão mais parecidos com máquinas de guerra.

Vejamos. Você já deve ter passado pela experiência de tomar banho em algum lugar incomum, como casas dos amigos, hotéis, clubes, casa da sogra e alguns outros ambientes cheios de mistérios e por vezes pérfidos. Pois quem, num ambiente desses, nunca se deparou com chuveiros igualmente pérfidos?

Existem chuveiros que jorram água em um círculo ao seu redor, mas não acertam uma gota em você. Ou então aqueles que jorram um único filete concentrado, e você se vê obrigado a sacudir sua cabeça em todas as direções imagináveis para tomar um banho decente. Também tem aqueles de quais apenas cai uma cuspidela d'água e você, após meia hora debaixo dele tentando inutilmente molhar sua cabeça, percebe que é mais lucrativo render-se ir enxagüar-se na pia mesmo.

Mas nem todos os chuveiros são fracos. Quem nunca suspeitou que alguém dera um tiro em suas costas enquanto estava no box, devido à absurda pressão com que a água era expelida do chuveiro? Esse é o tipo que deixa uma bela marca vermelha no seu corpo ao sair. Ou ainda aqueles redondões que molham tudo num raio de 4m ao seu redor. Pra achar a saída naquele temporal só com bússola, e você sai ofegante do banho. Sem falar dos chuveiros ao ar livre. Em dias de vento forte você tem que perseguir a água que cai, de um lado para o outro, quase que você inventa uma nova dança.

Por fim, temos aqueles cujas únicas opções de temperatura disponíveis são vou virar um picolé e burn baby, burn. Isso quando não é daqueles que um toque ínfimo na válvula reflete em uma diferença de 45° centígrados na temperatura d'água. Temos também aqueles em que a água repentinamente esfria, e você se vê forçado a tomar um banho em tempo recorde (ao menos é ecologicamente correto).

Mas, em meio a todos estes perigos, existe uma saída. Existe um chuveiro em particular que é o melhor disponível no mercado, ímpar em todos os aspectos e que nunca te deixa na mão. É o chuveiro da sua casa.

Com esse chuveiro não tem erro algum, afinal, você já o conhece de outros carnavais. Você sabe de todos os segredos, todos os macetes. Já decorou todos os atalhos. É indiscutivelmente perfeito. É onde você se sente seguro, contente e verdadeiro, afinal de contas, está em casa. Em casa nada pode te ameaçar, nada pode dar errado. Inclusive seu banho.

Tome o seu no seu lar, na sua tranqüilidade.

E não se preocupe comigo. Eu já tomei o meu - e em casa, por obséquio.


(Originalmente publicado em 04/02/2008)

0 comentário(s):